Seguimos comprometidos com a inovação e com o fortalecimento de soluções que entregam valor real para nossos clientes e para o planeta.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, nesta quarta-feira (19), uma operação para punir as instituições financeiras no Piauí, Maranhão e Tocantins que que concederam crédito rural para fazendas embargadas por desmatamento ilegal no bioma Cerrado. Até o momento foram lavrados dez autos de infração, totalizando mais de R$ 3,63 milhões em multas, aplicadas em três instituições financeiras.
A Normativa SARB 026, criada pelo Sistema de Autorregulação Bancária da FEBRABAN, exige que frigoríficos e abatedouros comprovem a rastreabilidade da sua cadeia de fornecimento para obter financiamento, o que complementa outras exigências de legalidade e de mercado.
Relatório do projeto Descarbonização e Política Industrial: Desafios para o Brasil (DIP-BR) avalia desafios para descarbonização da cadeia da carne.
O PRIMI (Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos) é uma solução robusta que permite aos produtores fortalecerem a transparência em suas operações, monitorando de forma eficiente a origem dos animais de cria, recria e engorda (indiretos) e garantindo a aderência de seus animais aos mais exigentes protocolos socioambientais do mercado.
Grupo gestor se reuniu para desenvolver estratégias do programa no Estado.
É mais uma confirmação que as soluções da NICEPLANET entregam resultados reais, assessorando nossos parceiros a se posicionarem como referências em conformidade, rastreabilidade e sustentabilidade.
Mas segundo Radar Verde, nível de transparência das empresas melhorou.
Com orgulho, compartilhamos os avanços do SIRFLOR, um marco na busca por produção sustentável e restauração ambiental.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o sistema permitirá monitorar e registrar o histórico, a localização e a trajetória de cada animal identificado
Para a associação, a medida vai aprimorar os controles qualidade e segurança para o consumidor e potencializar a abertura de novos mercados para a carne bovina do Brasil
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) define padrões e normas essenciais para garantir a segurança e conformidade socioambiental no setor financeiro.
É hora de garantir a conformidade e fortalecer os compromissos socioambientais de sua companhia! Com a expertise e assessoria do nosso time e com o SMGEO DIRETO sua empresa garante 100% nos resultados.
Atualizações sobre o EUDR - Regulation on Deforestation-Free Products (Regulamento sobre Produtos Livres de Desmatamento)! 🌍🌱
Entenda como a NICEPLANET pode garantir a conformidade e competitividade da sua companhia no mercado global.
Acesso facilitado à regularização ambiental e reintegração ao mercado para pequenos produtores paraenses. Confira os detalhes na entrevista
Belém – O evento de comemoração dos 15 anos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne, realizado nesta quinta-feira (22) na sede do Ministério Público Federal em Belém, teve um destaque especial: a apresentação do Programa de Requalificação Comercial, conduzida por Raul Protázio, Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Semas Pará. Protázio apresentou o Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária do Pará, uma iniciativa central para o fortalecimento da pecuária no estado.
O Sirflor é uma iniciativa do Governo do Pará, que permite a regularização de pecuaristas que estavam impedidos de fornecer gado aos frigoríficos
Temos o orgulho de fazer parte dessa trajetória, fornecendo soluções inovadoras que ajudam nossos clientes a adotarem práticas sustentáveis e transparentes.
O mecanismo integra as ações do Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária, que vem sendo estruturado de forma participativa
Frigoríficos que descumprem os termos do acordo são acionados judicialmente
Um novo sistema de monitoramento de bois com chips está sendo utilizado por pecuaristas da Amazônia para identificar a carne livre de desmatamento. Conforme revelou o g1 nesta terça-feira (23), a iniciativa é fruto de acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e frigoríficos da região.
g1 estreia a série 'PF: prato do futuro', que mostra soluções para desafios da produção de alimentos no Brasil. No Pará, produtores recorrem à tecnologia para enfrentar um dos maiores problemas da pecuária na região.
Com orgulho, anunciamos a emissão da primeira Declaração de Legalidade Comercial pelo Sirflor!
O PRIMI tem revolucionado a pecuária brasileira em um momento de crescentes preocupações com o meio ambiente e questões sociais, como a única resposta para as demandas de consumidores, investidores e governos por produtos mais éticos, transparentes e responsáveis.
Com orgulho, anunciamos que a NICEPLANET obteve as certificações ISO 9001, 27001, 27701 e 27018!
Critérios comuns de responsabilidade socioambiental serão aliados contra o desmatamento crescente nesse bioma brasileiro.
NICEPLANET, representando a NS SOLUTIONS, participou nessa semana de uma etapa do Projeto de Integridade da Cadeia de Bovinos, desenvolvido pela @masterboibrasil em São Geraldo do Araguaia para discutir rastreabilidade bovina.
O documento visa atender às demandas do mercado e da sociedade por carne bovina produzida de forma responsável, com rastreabilidade e menor impacto ambiental
O secretário de agricultura no Tocantins, Jaime Café, e o Diretor de Sustentabilidade no Agronegócio, Comrombert Leão, reconheceram as características do programa de monitoramento de indiretos e debateram sobre a importância do procedimento para o desenvolvimento sustentável da pecuária da região e do país.
Brasil é destaque da lista, seguido de Austrália, Índia e Argentina. veja o ranking completo
omeçamos 2024 com uma notícia excelente: a parceira Minerva Foods obteve 100% de conformidade em auditoria de terceira parte nas operações de compra de gado no Paraguai. Através de nossas tecnologias e assessoria socioambiental especializada, ajudamos a Minerva Foods no Paraguai desde 2015, garantindo a rastreabilidade e a sustentabilidade da cadeia de matéria-prima. As soluções oferecidas pela Niceplanet garantem a conformidade socioambiental e legal aos produtos oferecidos pelos nossos clientes e parceiros, aumentando suas receitas diretas e valorizando suas marcas. #Sustentabilidade #Rastreabilidade #Conformidade
1ª edição dos Diálogos Boi na Linha reuniu protagonistas da atividade para debater a produção de carne sustentável, na cidade de Marabá (PA) O desafio de produzir carne de qualidade com rastreabilidade, legalidade e responsabilidade socioambiental na Amazônia Legal foi o foco principal dos debates realizados ao longo do dia 16 de novembro, durante a realização da 1ª edição dos Diálogos Boi na Linha, evento promovido pelo Imaflora no Carajás Centro de Convenções, em Marabá (PA)
MPF apresenta dados de auditorias feitas nos cinco Estados da região; grandes frigoríficos têm resultados positivos
Consumidores, consumidoras, empresas e o público em geral agora contam com dados oficiais sobre a situação da cadeia produtiva da pecuária em toda a Amazônia Legal, gerados por auditorias previstas em acordos com o Ministério Público Federal (MPF).
A rastreabilidade da carne bovina tem o potencial de ser o elo entre o desejo de reduzir a pegada de carbono e a necessidade de combater o desmatamento, e o Brasil já dispõe de algumas das melhores ferramentas internas para isso.
O desmatamento é um tópico crítico para os produtores rurais, mas é fundamental entender as nuances. Existem dois tipos: desmatamento legal, com autorização, e desmatamento ilegal, sem permissão. Confira os esclarecimentos do advogado Pedro Puttini Mendes, especialista em legislação rural e ambiental.
Em um dos eventos mais importantes do setor de alimentos no mundo, que tem como tema central desse ano o “Crescimento Sustentável”, empresas levam dados e informações sobre a pecuária brasileira por meio do projeto Brazilian Beef
Estudo mostra como a pecuária sustentável pode impulsionar a produtividade no Brasil, que é o maior exportador global de carne bovina.
Entidades e lideranças do setor de bovinocultura estão debatendo proposta que pretende estabelecer um sistema voluntário de rastreamento individual para bovinos e bubalinos no Brasil.
Em um momento histórico, representantes do governo e do setor produtivo assinaram, nesta terça-feira (05/09), um pacto pelo desmatamento ilegal zero em Goiás.
Em parceria, instituições publicam semestralmente informes sobre nova geração de regulamentos do comércio internacional que tendem a afetar as exportações brasileiras. Medidas regulatórias ambientais estão crescendo e são tema das mais recentes publicações.
Descubra como a rastreabilidade pode ajudar Bancos a garantirem uma carteira de crédito para o agronegócio livre do desmatamento e demais riscos socioambientais.
Entenda porque o futuro do setor não terá lugar para os produtores que trabalham com pastos degradados e maneira pouco sustentável.
Medida visa descapitalizar infratores ambientais, já que áreas embargadas possuem restrição de recursos.
O “22º Congresso Brasileiro do Agronegócio” foi realizado pela Abag, em parceria com a B3
A governança e a inovação são pilares fundamentais para o agronegócio brasileiro manter sua competitividade, especialmente, em um momento de transformações geopolíticas e no crescimento da insegurança alimentar global
Apesar do recuo no valor das exportações de carne bovina no início de 2023, observamos uma crescente demanda internacional que impulsiona a quantidade exportada.
O primeiro projeto de rastreabilidade e monitoramento de fornecedores e animais indiretos, com o objetivo de garantir uma cadeia de suprimentos livre de riscos socioambientais da cria ao abate. Tecnologias, métodos e protocolos que vão transformar o produtor rural no principal vetor de sustentabilidade.
Um novo compromisso foi assinado para tornar os setores da carne e do couro ainda mais próximos em pesquisa, projetos e soluções para a sustentabilidade no Brasil.
Entre os requisitos do programa de autocontrole estão a rastreabilidade dos produtos, a capacidade de ser auditável e a documentação completa.
Organizações se reúnem com associados da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) para formalizar acordo de cooperação.
A mancha do desmatamento na produção de carne só vai sair se produtor adotar boas práticas por princípio, não por medo da punição, diz pecuarista.
O painel “Preservação da Floresta e Redução da Desigualdade Social” deu seguimento às discussões sobre a Amazônia no “Seminário Internacional Os Desafios da Ciência em Novo Pacto Global do Alimento”, promovido pelo Instituto Fórum do Futuro. Dessa forma, planejamento e inovações são importantes ferramentas para esse processo, segundo os palestrantes.
Imagine receber respostas imediatas e confiáveis sobre a conformidade socioambiental de seus fornecedores de gado antes de todas e quaisquer operações de compra?
A União Europeia publicou, em 09/06/2023, o regulamento para proibir a entrada de itens agropecuários, como café, soja e carne bovina, produzidos em áreas desmatadas mesmo que de forma legal conforme legislação do país após 2020. As regras entrarão em vigor no dia 30 de dezembro de 2024.
As pressões socioambientais e cobranças por sustentabilidade na originação de commodities alcança o agronegócio em todas as suas cadeias produtivas.
A 5ª fase do PPCDAM, plano lançado pela 1ª vez em 2004, apresenta quatro eixos para conter o avanço do desmatamento entre 2023 e 2027. O projeto contará com 13 ministérios na execução e será base para atingir a meta do desmatamento zero na Amazônia até 2030.
Quem disse que o único interesse da China é carne marmorizada?
Em uma reunião realizada na terça-feira (30.05), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina aprovou, de forma unânime, a sugestão de implementação de um sistema voluntário de rastreabilidade individual para bovinos e bubalinos. A proposta recebeu aprovação e agora será encaminhada ao Ministério da Agricultura para protocolo.
Além de ilegal e imoral, a prática do greenwashing gera grandes prejuízos financeiros e de marca para o agronegócio em todas as suas cadeias produtivas. Leia nosso artigo e entenda a origem da prática criminosa, seus riscos e potenciais prejuízos para os avanços dos compromissos sustentáveis do setor.
Esperamos que todo o nosso conhecimento e experiência em posicionar as maiores indústrias frigoríficas do mundo como referência em sustentabilidade e conformidade socioambiental comprovados pelos resultados nas principais auditorias do setor, venham contribuir fortemente para a implementação de protocolos e ações imediatas para colocar o seu frigorífico no ranking das empresas que se destacam no mercado, cumprindo a legislação e todos e quaisquer acordos comerciais e políticas de compra dos maiores varejistas e curtumes do setor.
Uma parceria de sucesso. A avaliação dos resultados foi chancelada pela BDO RCS Auditores Independentes.
No período, os embarques somaram US$ 7,409 bilhões, enquanto volume aumentou 17,7%
O novo episódio do podcast Minerva Talks trouxe detalhes sobre essa tecnologia que chegou para ficar na pecuária.
Não há na história do Brasil uma lei mais discutida, nem submetida a escrutínio mais rigoroso, antes de ser votada
Parceria ApexBrasil e Abiec promove a marca Brazilian Beef no mercado árabe
Com o app SMGeo Prospec, produtores podem consultar históricos e análises socioambientais de fazendas em todo o País
O app já está disponível para download nas principais lojas de aplicativo (AppleStore e PlayStore).
Na abertura da Cúpula do Clima, governo brasileiro apresentou uma série de diretrizes nacionais para reduzir emissão de poluentes.
Medidas adotadas pelo Governo com foco em tecnologias sustentáveis, também serão pauta na Cúpula do Clima.
O evento de apresentação de resultados de novas auditorias da sustentabilidade das cadeias econômicas da pecuária e dos grãos no Pará foi realizado em 07/10/2021 às 14h. Na pecuária, as auditorias são referentes às compras de gado realizadas no Pará por frigoríficos e exportadores em 2018 e no primeiro semestre de 2019. Essas auditagens estão previstas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) da cadeia da pecuária.
A versão do protocolo aqui disponibilizada está em desenvolvimento e será finalizada no final de 2022.
No dia 21 de maio de 2021, foi disponibilizada uma nova lista de arquivos Shapefile compactados em formato ZIP para os temas relacionados ao desmatamento. Com isso, novas ações devem ser necessárias para manter a conformidade dos monitoramentos realizados pela Niceplanet em relação ao protocolo adotado.
No último dia 30 de novembro, foi divulgada a estimativa de desmatamento por corte raso na Amazônia Legal para 2020. Com isso, algumas ações devem ser necessárias para manter a conformidade dos monitoramentos realizados pela Niceplanet em relação ao protocolo adotado.
Diretrizes para a implementação dos Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal para a Amazônia e do Compromisso Público da Pecuária
Desde 2009 o Greenpeace Brasil tem uma campanha que busca alertar a opinião pública sobre os impactos causados pela expansão da criação bovina na Amazônia, expondo o problema e exigindo soluções.
Considera-se trabalho realizado em condição análoga à de escravo a que resulte das seguintes situações, quer em conjunto, quer isoladamente: a submissão de trabalhador a trabalhos forçados; a submissão de trabalhador a jornada exaustiva; a sujeição de trabalhador a condições degradantes de trabalho; a restrição da locomoção do trabalhador, seja em razão de dívida contraída, seja por meio do cerceamento do uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, ou por qualquer outro meio com o fim de retê-lo no local de trabalho; a vigilância ostensiva no local de trabalho por parte do empregador ou seu preposto, com o fim de retê-lo no local de trabalho; a posse de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, por parte do empregador
Um dos trabalhos mais elucidativos, qualitativa e quantitativamente sobre a Amazônia. Apresentado de forma simples, didática e ricamente ilustrada, disseca, com o rigor dos números, a situação da região mais discutida, em termos socioeconômico e agro ecológicos do planeta. O que é a Amazônia? A própria delimitação da região amazônica já é problemática e apresenta diferentes recortes: bacia, bioma, Amazônia Legal, Região Norte etc. O mundo rural na Amazônia é um dos mais antigos, complexos, dinâmicos e menos estudados e conhecidos do país.
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira revisou o trabalho de auditorias em 10 plantas frigoríficas que se comprometeram em reduzir a compra de animais de propriedades com áreas desmatadas ilegalmente. A fim de se encontrar uma solução para os desmatamentos advin-dos da pecuária, várias propostas estão sendo implementadas, desde o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), uma iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), até o Compromisso Público da Pecuária (CPP), um protocolo voluntário iniciado pelo Greenpeace. Em 2009, algumas empresas do setor assinaram o “TAC da Carne” e/ou o CPP, a partir dos quais se comprometem a não comprar ani-mais criados em propriedades que não estejam em conformidade com as leis ambientais e sociais.
Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Dez anos depois da assinatura dos primeiros TACs da Carne no Pará, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta terça-feira (12) o resultado da segunda leva de auditorias dos acordos. Esses relatórios são uma ferramenta de controle para saber se os frigoríficos estão cumprindo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre eles e o MPF, de não comprar gado para abate de áreas desmatadas ilegalmente, de terras indígenas, unidades de conservação e de empregadores na lista de trabalho escravo.